AMEs da região se reúnem para potencializar processos intersetoriais
Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Votuporanga,
Jales e Santa Fé do Sul, administrados pela Santa Casa de
Votuporanga, realizaram nesta sexta-feira (16/3), o II Workshop
Intersetorial, na Cidade Universitária. O principal objetivo foi
melhorar a eficácia do sistema de gestão de qualidade,
revalidando os processos intersetoriais.
de gestão de qualidade, revalidando os processos intersetoriais.
Equipes das três unidades estiveram presentes para tratar sobre procedimentos gerenciais (Compras, Almoxarifado, Tecnologia da Informação, Controladoria, Custos, Faturamento, Qualidade, Recursos Humanos e Serviço de Atenção ao Usuário – SAU); primários (Acolhimento, Recepção, Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME), Entrega de exames, Call Center, Central de Agendas, Enfermagem, Equipe Multidisciplinar, Laboratório e Exames) e de suporte (Manutenção, Farmácia, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH e Segurança Patrimonial).
Em seguida, os grupos se dividiram de acordo com as temáticas: Gestão e Liderança; Apoio ao Paciente/Cliente; Diagnóstico e Terapêuticos; Apoio técnico, Abastecimento e Apoio Logístico.
Durante o workshop, acordos intersetoriais foram reafirmados. Os Ambulatórios atuam de forma integrada, priorizando boas práticas e compromisso com prazos e funções. Esta sistemática foi uma das que garantiram a acreditação Organização Nacional de Acreditação (ONA) e faz parte do planejamento estratégico de ações.
Houve também apresentação das atividades específicas de cada setor, objetivando a integração dos processos. O encerramento do evento foi realizado pela farmacêutica da Secretaria do Estado da Saúde e docente da Unifev, Valéria Castro. Valéria abordou sobre saúde pública.
O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, deu as boas-vindas para os participantes. “Gostaria de aproveitar a presença de equipes dos três Ambulatórios para parabenizar pelo excelente trabalho. A prova disso foi a pesquisa de satisfação dos usuários que chegou a 99% nas três unidades. É o paciente que está falando que é bem atendido. Tudo isso reflexo do respeito que vocês têm pelo ser humano”, afirmou.
O coordenador corporativo, Angelo Jabur Bimbato, ressaltou que os AMEs são exemplos de gestão. “A proposta de implantação de programas de qualidade visa melhorar as atividades, rotinas, trazendo mais segurança aos pacientes das unidades gerenciadas pela Santa Casa”, finalizou.
O evento acontece a cada dois anos, com intuito de aprimorar as atividades, para garantir principalmente a disseminação das boas práticas nos Ambulatórios Médicos de Especialidades.
de gestão de qualidade, revalidando os processos intersetoriais.
Equipes das três unidades estiveram presentes para tratar sobre procedimentos gerenciais (Compras, Almoxarifado, Tecnologia da Informação, Controladoria, Custos, Faturamento, Qualidade, Recursos Humanos e Serviço de Atenção ao Usuário – SAU); primários (Acolhimento, Recepção, Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME), Entrega de exames, Call Center, Central de Agendas, Enfermagem, Equipe Multidisciplinar, Laboratório e Exames) e de suporte (Manutenção, Farmácia, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH e Segurança Patrimonial).
Em seguida, os grupos se dividiram de acordo com as temáticas: Gestão e Liderança; Apoio ao Paciente/Cliente; Diagnóstico e Terapêuticos; Apoio técnico, Abastecimento e Apoio Logístico.
Durante o workshop, acordos intersetoriais foram reafirmados. Os Ambulatórios atuam de forma integrada, priorizando boas práticas e compromisso com prazos e funções. Esta sistemática foi uma das que garantiram a acreditação Organização Nacional de Acreditação (ONA) e faz parte do planejamento estratégico de ações.
Houve também apresentação das atividades específicas de cada setor, objetivando a integração dos processos. O encerramento do evento foi realizado pela farmacêutica da Secretaria do Estado da Saúde e docente da Unifev, Valéria Castro. Valéria abordou sobre saúde pública.
O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, deu as boas-vindas para os participantes. “Gostaria de aproveitar a presença de equipes dos três Ambulatórios para parabenizar pelo excelente trabalho. A prova disso foi a pesquisa de satisfação dos usuários que chegou a 99% nas três unidades. É o paciente que está falando que é bem atendido. Tudo isso reflexo do respeito que vocês têm pelo ser humano”, afirmou.
O coordenador corporativo, Angelo Jabur Bimbato, ressaltou que os AMEs são exemplos de gestão. “A proposta de implantação de programas de qualidade visa melhorar as atividades, rotinas, trazendo mais segurança aos pacientes das unidades gerenciadas pela Santa Casa”, finalizou.
O evento acontece a cada dois anos, com intuito de aprimorar as atividades, para garantir principalmente a disseminação das boas práticas nos Ambulatórios Médicos de Especialidades.